Mestre Carlos Silva e sua trajetória
Nascido na cidade de Manhumirim – MG, veio para São Paulo em 1973, com apenas um ano de idade, viveu toda sua infância na periferia da zona sul, mais precisamente no Jardim Eliana, região do Grajau, em uma época que tudo se resolvia “na mão” como se dizia. E assim, foi sentindo que tinha muita vocação para lutas, começando, então, seu interesse.
Amante das artes marciais, começou sua trajetória na década de 80’ praticando boxe, conhecendo em seguida, o Karatê, onde ficou por alguns anos. Em 1994, conheceu o Kung fu, que lhe fascinou pelo tamanho e riqueza cultural milenar. Começou a treinar Hung Gar com a professora Cibele Ap. Ávila, primeira aluna do Grande Grão-Mestre LI HON KI no Brasil.
Como aluno, representou o estilo com garra e determinação de um grande campeão, recebendo inúmeros títulos nacionais e internacionais, sempre levando para dentro das áreas de competição o caráter, a honra e a força estilo Hung Gar.
Em 2001, com a supervisão do seu parceiro e amigo de treino Francimar Perreira, começou a ministrar aulas, iniciando sua história também como professor. Hoje, Shifu Carlos é um dos nomes mais importantes do Hung Gar no Brasil, discípulo, então, do Grão-Mestre LI HON KI, único representante do estilo na América do Sul, com isso, Carlos tornou-se representante oficial do seu nome e também presidente da Associação Hung Gar Kung Fu Garra de Tigre do Brasil – A.H.G.K.F.G.T.B., com sede na academia Genesys que possui 35 anos de tradição e foi fundada pelo próprio Grão-Mestre LI HON KI, é também, secretário da União Nacional dança de Leão e Dragão – U.N.D.L.D., Idealizador do projeto Kung Fu Hung Gar no Centro de Convivência Santa Dorotéia – C.C.S.D., projeto que tem como um dos maiores objetivos levar o kung fu e sua grande filosofia a quem não tem acesso.
É arbitro da Federação Paulista de Kung fu Tradicional, tanto em formas quanto combate, onde arbitrou por muitos anos, adquirindo experiência em ambas modalidades.
Hoje, Shifu Carlos, tem uma das maiores e mais vitoriosas equipes de Hung Gar do Brasil, nos últimos cinco anos esta equipe conquistou mais de 600 títulos, tanto em combate como em formas, sendo hoje muito reconhecida e valorizada.
Atualmente, ministra aulas em sua academia, Genesys, que com muita honra assumiu depois de três décadas sobre a direção de sua professora Cibele, e também, em seu projeto no C.C.S.D, onde faz um trabalho voluntário resgatando valores morais e culturais.
Também é criador de uma rua de lazer, projeto que conquistou na prefeitura junto com os moradores, onde realiza atividades diversas, como futebol, vôlei e festas tradicionais como o dia das crianças, beneficiando mais de mil crianças com mais de cem parceiros e colaboradores que fazem um verdadeiro dia feliz e marcante em suas vidas.
Hoje, através de seus projetos com crianças na periferia da zona sul, é reconhecido no meio público e conquistou o respeito em vários seguimentos da sociedade, principalmente, devido ao seu trabalho e amor ao próximo.
Tem a filosofia como pivô de sua missão, levando o amor e a verdade, até mesmo, para o tatame. E, de acordo com o próprio Shifu Carlos, isso se resume em: “Nunca desonrem o kung fu, alunos não são clientes e sim discípulos, assim tem que ser visto por seu Shifu, lembrem-se que nada levaremos, somente podemos deixar algo, e que seja de bom. (…) enquanto tiver forças sempre estarei levando a frente com honra o nome de meu grande mestre LI HON KI. “.