O NOSSO GRANDIOSO MESTRE: LI HON KI

mestre_frente_pqMestre Li Hon Ki (Li Hon Kay – Hong Kong, 12 de fevereiro de 1952 – 02 de Junho de 2016), foi o introdutor na América do Sul dos estilos de Kung Fu Hung Gar, Wing Chun, e também do estilo de Tai Chi Chuan conhecido como Tai Chi de Wudang.

Nasceu em Hong Kong durante o período Britânico, filho de Li Kam Man e de To Sin Miu.

Na adolescência, iniciou sua carreira artística, participando da produção de inúmeros filmes sobre artes marciais em Hong Kong, atuando como ator, dublê e roteirista ao lado de Bruce Lee, Jackie Chan, Sammo Hung, Gordon Liu dentre outros.

Os longos períodos entre as filmagens de um novo filme permitiram a Li Hon Ki despender tempo no estudo de diferentes estilos de luta, graduando-se em diferentes estilos de Kung Fu, Taekwondo, Aikido, Boxe Tailandês e Arte Filipina. Ele buscava nesta época principalmente, adquirir habilidades para auxiliá-lo nas coreografias dos filmes de ação, além de saciar sua sede e desejo de compreender as artes marciais.

Shifu Li Hon Ki é mestre da 8ª geração do Wing Chun Kuen, tendo iniciado seus treinamentos na escola de Sifu Yip Man, em 1968. Chegou ao Brasil em 1979, tornando-se uma das mais importantes lideranças do Kung Fu nacional, onde passa a divulgar seus conhecimentos de Wing Chun adquiridos em Hong Kong para o público brasileiro.

Por essa época ele havia treinado com Ho Kam Ming, Ng Chang, Koo Sang, e Ng Ken Po, sendo o primeiro representante na América do Sul da Hong Kong Ving Tsun Athletic Association.

Li Hon Ki, Phd, é o introdutor oficial do estilo Wing Chun na América do Sul(conforme a HKVTAA), é reconhecido como Mestre pela Hong Kong Ving Tsun Atlhetic Association e pela Yip Man Martial Art Association, além de ser formado em Acupuntura pelo Chinese Medical Research Institute, e em Osteologia pelo Ying Wah Institute of Chinese Medical Treatment.

Dentre as diversas modalidades de artes marciais que treinou alem do Kung Fu, destaca-se o Tae Kwon Do, Arnis (Kalli Filipino FMA)e Muay Thai.

Mestre Kay, como é carinhosamente chamado pelos seus alunos mais antigos, iniciou seu aprendizado na arte do Wing Chun sob a orientação do Si-Fu Ho Kam Ming. Naquela época, o ensino era muito restrito, e as pessoas somente podiam aprender esta arte mediante apresentação formal. Foi Tam Chi Cheung. um aluno de Ho Kam Ming, que apresentou o jovem Li Hon Ki ao seu professor. Tam Chi Cheung, Li Hon Ki e Li Wing Kay dividiam um quarto em Hong Kong.

No sistema Wing Chun iniciou seus treinamentos na “Hong Kong Ving Tsun Athletic Association”, no final da década de 60, fase em que o Grão-mestre Yip Man, por estar com sua saúde comprometida, somente supervisionava os treinamentos de seus alunos.

Em 1972, com o falecimento de Yip Man, prosseguiu seus treinamentos com conceituados professores de Hong Kong, a fim de compreender da forma mais abrangente possível os princípios que regem o Wing Chun, até que em 1992, ao acompanhar seu irmão Albert em uma viagem a Virgínia Beach, conheceu mestre Duncan Leung, com quem pode finalmente esclarecer todas as suas dúvidas. Durante dois anos, Li Hon Ki dedicou mais de dez horas por dia ao estudo do Sistema Wing Chun sob a tutela de Duncan Leung, inclusive, o auxiliando em sua escola como instrutor assistente. Residiu neste período, na própria casa do mestre, em Virgínia Beach, EUA.

Na década de 80, suas escolas foram por diversas vezes reconhecidas como as mais preparadas na divulgação do Kung Fu para combate, sagrando-se campeã por diversas vezes, fato que tornou Mestre Li Hon Ki diretor técnico de competições internacionais, orientando inclusive o Professor Marcelo Giudici, um dos grandes nomes internacionais da atualidade nos torneios de MMA (Vale tudo). Mestre Marcelo Giudici foi consagrado duas vezes campeão de combate em Kung Fu em território chinês na década de 80.

Foi um dos idealizadores e fundadores da primeira Federação de Kung Fu do Brasil, a Federação Paulista de Kung Fu, bem como organizou diversos campeonatos da modalidade em todo Brasil.

No sistema Hunga Gar foi aluno de 3 Mestres diferentes deste majestoso e poderoso estilo de KungFu na China, sendo reconhecido como Mestre e único representante da linhagem do Grão Mestre Lam Jo na América do Sul, responsavel pela maior familia deste estilo no continente Sulamericano, bem como mantem alunos em diversos países, incluindo a Australia.

Mestre Kay é perito tanto tecnicamente com filosoficamente nos ensinamentos de Hung Gar, conhecendo a fundo o significado e aplicação de cada técnica, bem como é um dos poucos a nível mundial que tem o conhecimento integral do estilo, em razão isto, constantemente é procurado por praticantes de outras linhagens com o fim de elucidar pontos sobre o sistema.

Como poucos, Shifu Li Hon Ki levou e continua a levar com o trabalho de seus representantes o autêntico conhecimento do templo Shaolin ao redor do mundo, bem como em seus trabalhos cinematográficos.

Sendo característica marcante até os dias de hoje, Mestre Kay sempre buscou de forma insaciável o conhecimento sobre os assuntos que lhe interessavam, o que fez com que conhecesse diversos Mestres por toda China e Hong Kong tidos como grandes praticantes, enriquecendo cada vez mais seu conhecimento Marcial.

Mestre Kay é Phd em Medicina Chinesa, sendo membro e consultor da Universidade Chinesa “Xiao Men” no Brasil, e atua como docente pela FACIBA (Faculdade de Ciências da Bahia) em cursos de extensão Universitária em Acupuntura e Fitoterapia Chinesa pelo Brasil todo, proporcionando intercämbio entre os estudantes brasileiros e as Universidades Chinesas.

Na comemoração de 35 anos da “New Martial Hero Magazine” em Hong Kong, foi convidado de honra juntamente com seu mestre Duncan Leung para realizar apresentação do Applied Wing Chun na “Master Demonstration Night”.

A convite do mestre Duncan Leung, participou ativamente na inauguração da Applied Wing Chun Association das Filipinas, bem como mantém alunos representantes de seu trabalho por toda América do Sul e Austrália.

Reconhecido mundialmente por sua capacidade técnica de aplicação marcial em luta desde sua juventude, acumulando importantes títulos conquistados na Ásia, tanto no Kung Fu quanto no Tae Kwon Do.

Em 2010, recebe convite do mestre Duncan Leung para ser o responsável pela unidade de ensino da Applied Wing Chun em Pequim, bem como no programa Universitario de treinamento de Wing Chun patrocinado pelo governo chinês.

Em 1973, venceu o “Hong Kong Tae Kwon Do Open Championship”.

Em 1977, foi vice-campeão da “Hong Kong Kung Fu Association Competition”, fazendo inclusive parte da equipe chinesa que disputava os famosos torneios entre China e Tailândia na década de 70.

É reconhecido como mestre de Tai Chi Chuan pelo “Hong Kong Cheng Tin Hung Tai Chi Institute”, como mestre de Wing Chun pela “Hong Kong Ving Tsun Athletic Association” além de membro vitalício da “Duncan Leung Wing Chun Academy – Applied Wing Chun”, e mestre de Hung Gar pela “Hong Kong Kuen Association”.

Em 2016, Mestre Kay partiu deixando um dos maiores legados de sabedoria, humildade e respeito dentro e fora do Kung Fu. Sua arte jamais será esquecida, assim como o seu nome será sempre levado por onde forem seus discípulos.

Afinal, Um Grande Mestre deixa um Grande Legado!
Temos certeza que juntou-se a todos grandes mestres que o mundo teve a alegria de conhecer. E, acima de tudo, esse grande legado da família Hung Gar jamais se apagará!